Cristãos, muçulmanos ou judeus… todos têm lugar nos escuteiros de Israel

Neste 23º Acanac, a delegação israelita é a maior representação internacional presente, com 50 elementos. Nunca tinham estado em Portugal (é a primeira vez que uma delegação israelita participa num Acanac) e, para aqui chegarem, tiveram de ultrapassar alguns desafios. “O nosso chefe falou-nos desta atividade, mas para participar tínhamos que fazer uma prova. Quem ultrapassou o desafio, está cá”, diz Maya Cohen que, com as companheiras, não esconde a satisfação por estar num país que não conhecia, mas que a está a deslumbrar.

20170804_NP_ISRAEL-SHABAT_03.jpg

Se o espírito escutista ultrapassa povos e culturas, o convívio com os escuteiros portugueses já mostrou a estes israelitas as diferenças na forma de fazer escutismo nos dois países. Amit Ashkar diz que “os uniformes, o progresso e as insígnias são muito diferentes… além disso, nós cozinhamos com fogo e aqui utiliza-se o gás”.  “Aqui todos dormem nas tendas, mas em Israel dormimos ao ar livre, nos sacos-cama, a olhar as estrelas”, acrescenta Imri Golan.

A responsável do grupo conta-nos que, em Israel, todo podem entrar para os escuteiros independentemente da sua identidade religiosa. “Todos podem estar connosco, ser cristão, judeu ou muçulmano não exclui ninguém”, diz Shiran Siboni, a responsável pelo grupo que nos convida a participar no Kiddush, uma tradição judaica ao cair da noite.

“É uma bênção para santificar o Shabat” que é “o descanso semanal para os judeus, a simbolizar o sétimo dia da criação”, acrescenta Shiran Siboni, que nos convida a participar neste momento.

O sol acabou de desaparecer no horizonte e o grupo começa a reunir-se. A dirigente faz uma oração inicial, à qual todos respondem. O hebraico impede-nos uma perceção do que está a ser dito, mas Shiran Siboni diz ser “um agradecimento pelo que Deus criou e por tudo o que temos à nossa disposição”.

Já com todos sentados em roda, no chão, as duas responsáveis do grupo começam a distribuir correspondência dos pais, que já tinham trazido consigo de Israel. Na era das redes sociais, é desconcertante ver adolescentes ávidos por abrir cartas e a emocionar-se com as mensagens escritas e as fotografias dos familiares.

20170804_NP_ISRAEL-SHABAT_02

É espantoso perceber como, o tocar fisicamente, uma fotografia ou ler uma carta escrita à mão, se torna muito mais envolvente e pessoal do que deslizar o dedo por um ecrã inerte. “É um momento em que nos recordamos da família que está longe, e em que também os familiares nos abençoam para sermos fiéis aos antepassados”, diz a responsável do grupo quando um dos rapazes avança para o meio do grupo e profere uma oração sobre duas chalot, dois pequenos pães.

O jovem coloca sal no pão. “o sal preserva, e é um símbolo da eternidade”, diz-nos a responsável do grupo.

A celebração continua com cânticos tradicionais, que atraem os Pioneiros acampados nos socalcos mais elevados. Já todos conhecem este grupo e os israelitas não poupam nos elogios aos portugueses.

A prova da amizade são os lenços do Corpo Nacional de Escutas que já estão no pescoço de grande parte destes escuteiros de Israel.

20170804_NP_ISRAEL-SHABAT_01

 

Texto: Henrique Matos
Fotos: Nuno Perestrelo


3 thoughts on “Cristãos, muçulmanos ou judeus… todos têm lugar nos escuteiros de Israel

  1. “Religião é uma coisa muito simples: primeiro, para amar e servir a Deus, segundo a amar e servir aos outros.” Frase de Baden -Powell que não especifica o credo religioso mas apenas Deus. O escutismo é uma irmandade mundial. Se todos os escuteiros deste mundo se lembrarem dessa irmandade quando adultos, certamente o mundo será um lugar muito melhor.
    Boa caça!

    Gostar

  2. Porque será, que nós Homens, nos habituamos a complicar as coisas simples da vida? A felicidade está na nossa palma da mão e se não a encontrar-mos aí jamais a encontraremos no quintal do vizinho!

    Gostar

  3. It was a great experience and honor to participate at Acanac 2017.
    I am shur that the children absorbed so much and learn things that aren’t exist in ather situations​.
    It halp them to grow up to good and better humans beings.to Love and appreciate
    others.
    Thank you very much
    Mayer family
    Omri
    Isrsel,🇮🇱🇮🇱🇮🇱

    Gostar

Deixe um comentário