#ROVER

#ROVER

«O caminheirismo é fraternidade do ar livre e do serviço». Sabemos que «o caminho faz-se caminhando», sendo mais importante do que chegar pôr-mo-nos a caminho. Estes conceitos traduzem a essência da caminhada e da IV secção.

A divisa do caminheiro é Servir. Assim, devemos procurar oportunidades para o fazer de forma espontânea e gratuita, logo não nos podemos confinar ou conformar na nossa zona de conforto. O espaço privilegiado para o caminheiro é o Ar Livre, no qual se desenvolvem as caminhadas, na companhia dos outros irmãos caminheiros. As caminhadas e as vivências em conjunto são momentos de crescimento entre irmãos.

O caminheiro «sertanejo», como dizia BP, vive em completa harmonia com o ar livre e transforma o desconforto de outros em conforto. Usa uma tenda para pernoitar, uma vara bifurcada para o apoiar e ajudar a escolher o caminho certo, pão para alimentar o corpo, a bíblia para alimentar o espírito e fogo para aquecer o corpo e alma. Caminha em autonomia total, não precisando de nada mais além do que transporta na sua mochila, despojando-se do assessório.

Rover é a palavra que BP escolheu para os acampamentos de caminheiros nos quais os elementos da mística e simbologia da IV secção não são apenas palavras bonitas, mas atos concretos e vivências reais!

Por tudo isto, no campo dos caminheiros do ACANAC, queremos proporcionar-vos/nos a vivência de um Rover!

 

icon_1

#VIVE_o_ROVER

A Mística e Simbologia da IV Secção vai centrar-se no lema “Homens- novos para um Mundo Novo”. Partindo das problemáticas que hoje nos inquietam como sociedade, indivíduos e cristãos, pretende-se, com este lema, mostrar que temos de ser nós os agentes da mudança. Só Homens e Mulheres Novos (renovados) conseguirão construir um Mundo Novo. Sabendo nós que as verdadeiras mudanças se fazem de dentro para fora (do meu coração para o coração do outro), iremos contar com a ajuda de 4 personagens (4 caminheiros/companheiros). Eles vão abrir-nos o seu coração e partilhar connosco as suas dores, fracassos, medos, dúvidas e sucessos. Eles conseguiram descobrir como se faz esta mudança. Como se alcança o Homem-Novo. Assumem que não é tarefa fácil mas a verdade é que têm conseguido. A maior das suas descobertas é que a mudança tem de ser um processo conjunto. Ninguém o pode fazer sozinho. É pois essencial desligarmo-nos de muitos dos nossos preconceitos, medos, seguranças  e comodismos para nos #ligar, #re_ligar, #inter_ligar, e #hiperligar aos outros, ao mundo e a Deus. É este o desafio: descobrir o potencial de renovação/conversão que temos dentro de nós e começar a experimentá-lo, para que o Mundo Novo não seja apenas uma utopia e o Homem Novo uma miragem.

 

icon2

#COOPERA_no_ROVER!

Baden-Powell idealizou o sistema de patrulhas com o intuito de, em pequenos grupos, os jovens assumirem variados papéis e fazerem a sua própria gestão. Uns com mais vocação para a liderança, outros para a área financeira, outros responsáveis pela saúde ou alimentação.

Sendo cada elemento uma parte única da tribo/companha, é fundamental que se cumpram as mais variadas tarefas e responsabilidades inerentes ao cargo assumido. Só assim a tribo/companha será capaz de ultrapassar todos os obstáculos e desafios.

Também neste ACANAC se espera que a tribo/companha seja o principal foco de atividade. É em tribo/companha que passarão grande parte do tempo e, apenas em sintonia, serão capazes de viver de forma intensa a atividade.

Durante a atividade, os caminheiros e companheiros são desafiados a #cooperar. Esta #cooperação começa na tribo/companha, estende-se ao Bairro (conjunto de tribos/companhas) e completa-se na Cidade (conjunto de Bairros).

O Rover será composto por 12 cidades e cada cidade será composta por 4 bairros. Cada bairro será composto pela respetiva equipa de animação e várias tribos/companhas, de acordo com o número de elementos. Esta é a estrutura orgânica do campo da IVª secção e para que funcione de forma harmoniosa é fundamental que todos sejam capazes de viver o mote lançado: #LIGA_TE.

 

icon3

#LIGA_TE_no_ROVER!

Uma actividade para 2300 caminheiros e companheiros é um grande desafio e uma enorme oportunidade. Queremos que o ROVER deste ACANAC seja preenchido com uma vivência forte, em espírito de partilha e comungando em verdadeira celebração a fraternidade da nossa Quarta Secção.

O Raide será o momento central da nossa actividade. Nele terás a oportunidade de te #Ligar a outros caminheiros, unidos assim no mesmo caminho, desafiados pela vivência profunda e pelo serviço comunitário. Serão vários dias em que não teremos morada permanente e onde o caminho não estará presente apenas na sua distância, mas essencialmente marcará este momento pelo compromisso, preparação e empenho que pedirá a cada um de vós.

Será no caminho que irão encontrar novos companheiros e formar novas alianças. A vossa tribo será a companhia certa, mas queremos que possam ir um pouco mais além na construção de um grupo que virá a ser a estrutura essencial da nossa actividade.

Neste grande encontro, teremos certamente uma oportunidade muito particular de celebrar, através da cooperação que nos irá unir, uma forma de verdadeiro perdão, uma de gratidão pelos dons que recebemos e uma postura de permanente disponibilidade para #servir desinteressadamente.

Anúncios