Perguntas Frequentes

1.São aceites inscrições de ex-Escuteiros ou de voluntários?
O Acanac só está aberto a inscrições para Escuteiros do CNE com a ficha ativa no SIIE. São também aceites Escuteiros no ativo da AEP, AGP, Estrangeiros e elementos da FNA.

2.Qual o IBAN para pagamento das inscrições no Acanac 2017?
As inscrições para o Acanac são pagas por referência multibanco, têm de fazer a inscrição e será gerada uma referência que é enviada para o email geral do Agrupamento ou pessoal, do adulto, no caso da inscrição ser para os Serviços – consultem as explicações de como fazer a inscrição na primeira página do SIIE.

3.Vai existir algum “infantário” para os filhos dos Dirigentes?
No Acanac 2017 voltará a haver a Acacreche, para crianças até aos 6 anos, inclusive. Funcionará em moldes semelhantes ao último Acanac, tomarão o pequeno-almoço com os pais e depois passarão o dia na creche, ao final do dia serão entregues aos pais com quem jantam. Não poderão estar nas atividades das Secções.
Já está disponível a informação sobre custos e ficha de inscrição no separador documentos.

4.Este ano haverá algum serviço antes do Acanac começar, para os Clãs realizarem no Campo?
Sim, vai voltar a acontecer o Acanac para ti começa + Cedo, em breve sairá informação, estejam atentos!

5.Poderá ser formada uma Tribo de Caminheiros que integre vários Agrupamentos? Poderá existir a possibilidade de participação como Clã Regional no Acanac 2017?
Pode haver uma Tribo constituída por elementos de vários Agrupamentos, mas a junção só será feita nas inscrições definitivas. Devem inscrever-se da seguinte forma:
5.1. nas inscrições provisórias, que são inscrições numéricas, inscrevem-se no Agrupamento onde cada um tem a ficha ativa.

5.2. nas inscrições definitivas têm de saber o número do Agrupamento do Dirigente investido que será o acompanhante dessa Tribo. No SIIE vão selecionar o nome dos Caminheiros e antes do nome onde está o número do vosso Agrupamento vão colocar o número desse Agrupamento com quem vão participar. Quando o Agrupamento fechar a inscrição, os nomes vão aparecer na parte da construção das Tribos do Agrupamento onde está o Dirigente para os poderem adicionar à Tribo (ou Tribos se for mais do que uma) juntamente com o Dirigente acompanhante.

6.Tenho um Bando, Patrulha, Equipa, Tribo que não tem Dirigente acompanhante? Podem participar com outro Agrupamento?
Sim, na altura das inscrições definitivas devem assinalar qual Agrupamento com quem irão participar.

7.À Boca de Campo, será possível um elemento ceder o seu “lugar” na impossibilidade de ir? Ou seja a inscrição é transmissível para que não se perca o valor pago?
É possível se for por um elemento investido e que integre o Bando/Patrulha/Equipa ou Tribo donde esse elemento sai, isto é, não podem substitui-lo por outro elemento de outra Secção nem podem mudar elementos de Subunidades à boca de campo. Só podem participar Escuteiros com promessa na Secção onde se inscrevem e não é possível mexer no número de elementos das Subunidades. Têm de estar ativos no SIIE, o que será confirmado no Check-In em Campo.

8.O número de elementos por Bando/Patrulha/Equipa/Tribo é de 7 ou 8 elementos? Posso levar um Bando com 8 Lobitos?
Conforme o artigo 60º, ponto 4, do Regulamento Geral (RG) do CNE, os Lobitos organizam-se em Bandos, cada um constituído por cinco a sete Lobitos.
O Acanac não pode ir contra o RG do CNE, pelo que no SIIE (onde decorrerão as inscrições) não conseguirão constituir Bandos de 8 elementos (nem com menos de 5).
Assim, de acordo com o RG do CNE, os bandos terão de 5 a 7 elementos, as Patrulhas, Equipas e Tribos terão 4 a 8 elementos.

9.Tenho uma Dirigente que foi operada e tem muitas restrições alimentares, gostaria de saber se poderá ter refeições adequadas às suas restrições?
Sim, se for como acompanhante de um Bando ou para os Serviços as refeições são no restaurante respetivo e pode escolher a dieta. Se for como acompanhante de Patrulha, Equipa ou Tribo as refeições são compradas pelos elementos no supermercado de campo e poderá escolher os ingredientes que pode consumir.

10.Somos um Agrupamento em Reativação, e neste momento só temos Candidatos a Dirigente, é possível inscrevermo-nos no Acanac 2017?
Os Dirigentes ou Candidatos a Dirigente podem inscrever-se de duas formas no Acanac, ou para trabalhar com os elementos – acompanhantes dos Bandos, Patrulhas, Equipas ou Tribos (como no vosso caso ainda não têm Secções ativas não podem fazer este tipo de inscrição), ou para os Serviços (o Acanac tem uma série de Serviços para os quais precisamos de adultos, desde as infraestruturas, alimentação, saúde, atividades de Campo, bem-estar, etc.). Isto é, será uma inscrição para trabalhar para os jovens.

11.Um Candidato a Dirigente (CD) sem promessa à data do Acanac pode participar como responsável por uma Secção?
Conforme o Artigo 4º das Normas do Acanac, um CD pode acompanhar um Bando da Alcateia, desde que tenham inscrito um Dirigente investido (portanto, a partir do segundo Bando pode ser um CD a acompanhar). Ou se tiverem mais de duas Patrulhas/Equipas pode acompanhar a terceira Patrulha/Equipa.
No clã não são aceites CDs como acompanhantes das Tribos.

12.No caso de os dirigentes só terem disponibilidade no fim-de-semana poderão participar, em acompanhamento, somente, nesse período? Ou poderá haver troca de Dirigentes acompanhantes a meio do Acampamento?
Não, o Acanac começa a 31 de julho e termina a 6 de agosto, as inscrições são para o tempo todo. Só há um tipo de inscrição para o Acampamento Nacional. Não se pode fazer check-in a meio do Acampamento.

13.Os Caminheiros podem inscrever-se para os Serviços?
Só são aceites inscrições para Serviços de Noviços a Dirigente, Aspirantes a Dirigente e Dirigentes. Os Caminheiros só podem ser participantes.

14. Já efetuei o pagamento da inscrição do meu Agrupamento, para onde devo enviar o comprovativo de pagamento?

O comprovativo de pagamentos é para arquivo do Agrupamento/Adulto que se inscreveu para os Serviços, não é necessário enviar cópia do comprovativo porque o sistema automaticamente valida o pagamento efetuado.

15. A inscrição definitiva sem provisória só pode ser estritamente realizada de 1 a 31 de Março, ou pode ser realizada previamente, assim que seja possível para a secção?
O período de inscrições é sempre via SIIE – as inscrições provisórias decorrem até 31 de dezembro, e as inscrições definitivas decorrerão de 1 de março a 30 de abril (artigos 5º e 6º das Normas). Não haverá alteração destes prazos.

16. Considerando que as secções serão divididas em sub-campos, se forem 3 bando/patrulhas/equipas/tribos cada um fica num sub-campo diferente ou ficam os 3 no mesmo sub-campo?

Se inscreverem mais do que uma subunidade ficarão juntas com os seus dirigentes acompanhantes no mesmo Sub-Campo, mas o trabalho (cozinha e atividades) será por subunidade. Os Lobitos irão ao restaurante do seu Campo.

 

Para descarregar aqui.

Anúncios